pt_PT en_GB

Computação Gráfica (1 º Sem Ano Lectivo 2024)

LECC

Programa

Computação Gráfica

Licenciatura ISUTC em Licenciatura em Engenharia e Ciência dos Computadores

Programa

1. Introdução a computação gráfica


- Visão geral dos procedimentos em computação gráfica


- Pipeline de renderização gráfica e analise do motor 3D


- Motivação


- Aplicações


- História e terminologia básica


- Equipamentos, estruturas gráficas fundamentais, sistemas de coordenadas



2. Algoritmos gráficos


- Primitivos, preenchimento de regiões


- Geometria E transformações 2D e 3D


- Coordenadas homogéneas


- Introdução a OpenG



3.Visualização


- Janelamento, mapeamento de textura, relevo e de deslocamento


- Aplicação E redução de imagens


- Transformações geométricas 2D e 3D



4. Estruturação de dados gráficos
- Organização das informações gráficas


- Representações e operações com objectos 3D



5. Processamento de imagens digitais


- Imagens digitas


- Algorítmos e filtros


6. Modelagem de objectos 3D e renderização de superfícies


- Técnicas de representação


- Curvas e superfícies


- Iluminação sombras


7. Efeitos especiais e animações em 3D